As Damas Verdes – George Sand

George Sand – na verdade Amantine Aurore Lucile Dupin – foi a primeira escritora francesa a viver de seu trabalho. Escreveu mais de setenta romances, contos, novelas, peças de teatro, artigos para a imprensa e textos políticos. Resolveu adotar o pseudônimo masculino em suas publicações para facilitar a venda e a leitura de suas obras. Começou a escrever em 1831 e não parou até sua morte, em 1876.

Neste episódio, comentamos a novela As Damas Verdes e trazemos muitas informações e curiosidades que nos ajudam a compreender o processo criativo da autora e sua relevância. É, realmente, uma escritora praticamente desconhecida no Brasil, mas de uma importância imensa para a literatura francesa.

As Damas Verdes narra uma experiência sobrenatural do advogado Just Nivières. A pedido do pai, o jovem vai visitar uma importante cliente no castelo de Ionis. À medida que o rapaz vai se envolvendo com aquele ambiente, a narrativa ganha certa velocidade e os fatos vão sendo apresentados ao leitor com a perspectiva do que acontece com Nivières.

A obra foi publicada pela primeira vez em 1857 no semanário Monde Illustré e é considerada uma aventura romântica, com características da Literatura Fantástica e elementos de lendas regionais. A questão do imaginário e do elemento místico eram de extrema importância para George Sand, que adotava o termo “maravilhosidade”, refletindo a literatura como um meio de recriar a realidade através da subjetividade.

Aperte o play e venha se impressionar com a gente!


A Rádio Caractere é Associada Amazon.com.br!

As Damas Verdes

 

Links comentados:

Canal Folhe.ando – Monique Lopes

Senhora, de José de Alencar

 

Artigos pesquisados:

George Sand no Brasil

A cor verde: representações e simbologias na História, na Arte, na Literatura e na Música


Receba os podcasts da Rádio Caractere no seu app favorito, Spotify ou no YouTube!

Direção e Conteúdo: Suzane Madruga
Produção e Edição: Glenio Madruga

AnchorApple PodcastsCastBoxGoogle PodcastsPodcast AddictSpotify

1 menção

  1. […] As Damas Verdes – George SandConversa sobre o livro Senhora – no YouTube […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.